Expert Plus

THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE
Expert Plus

O Mentor na Trilha do Desenvolvimento Sustentável

Neves Batista      sexta-feira, 3 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Aqui teço uma homenagem muito especial a Harry Fockink, o maior mentor de todos os tempos, que trabalha incansavelmente na sucessão de empresas familiares, “quando o discípulo está pronto, o Mestre sai de cena”.

As empresas cada vez mais buscam os processos de mentoring onde o mentor possa auxiliá-las em um novo projeto, em um processo de sucessão empresarial, especialmente nas empresas familiares, que a sucessão pode ser o fim do negócio.

O mentor é um profissional com vasta experiência em negócios ou grande vivência em determinado assunto, que contribuirá para o sucesso dos empreendimentos da clientela, sendo de suma importância no processo decisório.

O mentor pode ser professor, empresário ou consultor e tem a função de transmitir conhecimentos de forma individualizada aos homens e mulheres de negócios para dar continuidade em seus empreendimentos.

A dinâmica do mentor é reter mais experiência para transmitir a seu mentorado, de forma que ele se sinta mais seguro e confortável para avançar com o seu propósito de vida, independente das adversidades durante um processo de negociação.

É muito comum os líderes serem mentores, pois têm como meta inspirar seus seguidores, assim produzindo o empoderamento destas pessoas, as quais sairão mais fortes após o treinamento e com ferramentas para resolverem seus questionamentos.

Como conselheiro, o mentor conversa, provoca, discute com o aprendiz visando acelerar o seu desenvolvimento, que no mundo corporativo é visto como um instrumento eficaz e de grande valia, pois estimula a inovação com maior segurança.

Existe uma diferença básica entre mentoring e coaching, ambos sendo processos de aceleração da curva de aprendizagem.

O Coaching é uma técnica de liderança realizada apenas com perguntas esclarecedoras, seguindo o método socrático, em que o Coachee é o beneficiário do processo do Coaching, saindo do estado “A” em que se contra no momento, para o estado “B” no futuro, estabelecendo metas e planos de ação, sob o apoio do Coach – que é o treinador e apoia todo o processo.

O Mentoring também faz perguntas, mas baseadas na experiência e vivência do mentor – o qual emprega seus conhecimentos e fórmulas para que o mentorado seja despertado e encontre soluções efetivas de curto prazo que aplicará em seus negócios.

Conhecendo a importância da figura do mentor, é preciso que seja uma escolha bem criteriosa, em que haja empatia e experiência comprovada, suficiente para que a transferência de informações e o despertar para a execução de suas tarefas sejam motivadoras.

Tornar-se um mentor deve ser a chave para o sucesso do seu negócio como empresário com larga experiência no mercado. O empreendedor pode chegar em sua organização com uma boa ideia de negócio, porém, a falta de competências, pode desperdiçar essa oportunidade.

O mentor vai ajudá-lo e orientá-lo na busca do desenvolvimento das competências necessárias para empreender com sucesso.

Sou membro efetivo do Expert Plus MM em São Paulo, sob a mentoria de Harry Fockink e tenho obtivo excelentes resultados nos meus negócios.

Pense nisso! 

Comentários

Leia mais artigos do Expert: